terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Caixa de pássaros, O filme (PODE TER SPOILERS!)

RECOMENDO O FILME E O LIVRO
NOTA DO FILME: 8,5

Dia 21/12 estreou diretamente na Netlix a adaptação do livro Caixa de Pássaros, de Josh Mallerman. Durante o ano de 2018 li o livro com os alunos de 8º e 9º ano da EMEF Residencial Figueira de Viamão e eles gostaram bastante da história.
Sobre o filme, achei uma adaptação interessante, o final está melhor do que o do livro (bah, difícil eu dizer isso), porém, como qualquer adaptação de uma história de terro/suspense psicológico, o filme acaba tendo que fazer recortes e escolhas para dar conta de toda a história e é aí que a coisa fica meio complicada. Mesmo com mais de duas horas de duração o filme acaba passando por cima de muitas situações que servem para dar o tom de suspense, confinamento, sufocamento e dificuldade da história. No livro, a histeria vai tomando conta aos poucos do planeta, bem lentamente, cada caso que aparece vai construindo o desespero que toma conta aos poucos da personagem; o tempo dos capítulos se alterna entre passado recente, passado menos recente e presente narrativo de modo genial exigindo que o leitor se mantenha sempre atento à história e aos elementos envolvidos, no filme, a história é contada entre presente e passado, num ritmo mais acelerado em que as coisas acontece de forma muito rápida, chegando a não fazer sentido ou não ter o mesmo peso narrativo, como o aparecimento de Gary e a confusão criada por ele que começa e acaba muito rápido. Enquanto assistia ao filme, fiquei muito intrigada com a velocidade dos acontecimentos e senti falta de muitos detalhes. Como é um filme, o roteirista acabou inserindo um relacionamento e um cena de sexo que não aparece no livro e achei desnecessária no filme.
Uma coisa que ficou muito legal no filme foi o modo como eles mostram a mudança nos olhos das pessoas que encaram a "criatura", também ficou legal a explicação de que os loucos não são afetados por elas.
Mas a melhor parte do filme é sem dúvida alguma o final, ficou muito bom, toda a "leveza" que filme apresenta é dilacerada no final do filme, ou seja, inverte a lógica do livro, que é pesadão o tempo todo e alivia no final. O filme puxa toda a angústia possível na busca desesperada de Malory por seus filhos na floresta, no desespero da proteção que poderá receber, na perseguição de uma criatura que nem ela nem nós enxergamos, apenas podemos sentir o desespero da corrida às cegas em busca da família e da esperança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, adoraria saber o que você pensa sobre esta postagem!!!

Infográfico