segunda-feira, 30 de abril de 2018

The walking dead (volume 1): A ascensão do governador (ATENÇÃO: pode conter spoilers!)

Preço médio: 35,00
Este livro me lembrou a sensação de quando passamos por um acidente de carro, aquela coisa de querer e não querer saber o que aconteceu, aquela vontade de não olhar, mas aquela necessidade de saber o que vai acontecer. Um misto de curiosidade e asco, misturado com uma boa dose de humanidade se desintegrando junto com o grupo de sobreviventes formado por uma doce menina, três caras durões e um cara emotivo. Os zumbis acabam mais sendo um incômodo e uma motivação para que a humanidade volte ao seu estágio mais primitivo, para que as pessoas deixem de se controlar pelas regras sociais e demonstrem o seu lado mais sombrio.
Assim como o grupo que o narrador acompanha vai perdendo aos poucos a humanidade até restar apenas aquele que vai se tornar o novo líder forjado na clássica ideia de que apenas perdendo tudo é que nós nos tornaremos nós mesmos, em que nada é tão terrível a ponto de parar a humanidade, que na hora do "aperto" é que saberemos quais os líderes e quais os comandados, nem sempre o líder aparente é a pessoa mais forte ou mais capaz de tomar as decisões em prol da maioria.
Numa ideia intertextual, me lembrou "Frankestein", de Mary Shelley, devido ao mostro que está em todos os lugares assombrando o seu criador e a dissolução da sociedade apresentada em "O senhor das moscas", de William Golding", por isso, recomendo a leitura destes clássicos para entender um pouco da onde os zumbis podem ter vindo, pelo menos literariamente é possível achar alguns paralelos.
Como disse, parece um acidente de carro, uma coisa que sabemos existir, mas não gostamos que seja assim tão descarada e, por isso, jogamos nos monstros de origem desconhecida, talvez uma doença, talvez um castigo divino, talvez o mal tomando conta da Terra, talvez apenas a humanidade descobrindo a si mesma.
A narrativa é tri interessante e o final acaba sendo surpreendente e, ao mesmo tempo em que fecha um ciclo, abre outro muito interessante.
RECOMENDA O LEITURA PARA AQUELES DE ESPÍRITO FORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, adoraria saber o que você pensa sobre esta postagem!!!

Infográfico