terça-feira, 28 de abril de 2015

"A postulação do conflito diglóssico no Brasil significa que a aquisição da escrita pode ser percebida, pelos sujeitos das camadas pobres, como um processo autoritário que ocasiona uma perda identitária, ao exigir a transformação do sistema linguístico e das estratégias pragmático-discursivas que lhe são conhecidas e familiares. A perda ser configura pelo abandono das formas utilizadas para se comunicar até então, formas que não são substituídas pelas de prestígio, devido à precariedade do processo de escolarização incumbido do ensino da escrita, se tal substituição acontecesse, a ruptura discursiva seria compensada. Mas, para a maioria dos brasileiros, a aquisição da escrita resulta ou num arremedo da discursividade letrada, ou num homogenização insossa de sua produção textual, que acaba afetando também a oralidade, pois a relação entre o oral e o escrito é a de um contínuo discursivo com mútuas influências."


KLEIMAN, Angela B. AVALIANDO A COMPREENSSÃO: LETRAMENTO E DISCURSIVIDADE NOS TESTES DE LEITURA. IN: Ribeiro, Vera M. (Org.) Letramento no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003, pags. 209-225

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