sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DICAS IMPORTANTE PARA O PROFESSOR QUE VAI ENSINAR PORTUGUES COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS QUANTO A COMPREENSÃO DA LEITURA

DICAS IMPORTANTE PARA O PROFESSOR QUE VAI ENSINAR PORTUGUES COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS QUANTO A COMPREENSÃO DA LEITURA

              Na leitura o professor precisa primeiro saber qual é o seu objetivo uma vez que o aluno surdo pode fazer a sua interpretação em libras e depois o professor solicita que ele escreve o que entendeu, muito importante professores, lembrem-se sempre que cada aluno é um aluno ele tem seu tempo de aprendizagem, é fundamental o professor explorar o conhecimento prévio do mesmo e nesse momento do entendimento da interpretação do texto que o aluno leu na hora de escrever, volto a ressaltar a importância do objetivo do professor e o grau de conhecimento do aluno elenco aqui três estratégias que o professor pode utilizar para saber qual foi o entendimento do aluno com relação ao gênero textual que trabalho com o aluno a LETURA;
1. O professor conversa com os alunos referente ao tema, (nesse momento o professor usa a libras para que o aluno surdo tenha uma compreensão); 2. Apresenta o gênero textual, perguntando se o aluno conhece, o que ele conhece ..... 3. Faz uma síntese do texto para os alunos em libras;(o professor nesse momento interagem com os alunos sempre seguindo o desempenho deles no entendimento, repetindo ou não conforme a necessidade); 4. O aluno explica para o professor a sua interpretação ou seu entendimento em libras; 5. O professor pode ser o “escriba”, ou seja, o aluno fala as expressões em libras e o professor escreve na lousa; 6. O aluno escreve no seu caderno o seu entendimento do gênero textual trabalhado; 7. Se o aluno ainda não tem nenhum domínio do português ou se tem muito pouco o professor pode sugerir que o aluno faça através de desenho e a sua compreensão, porém como é ensino do português escrito o professor aos poucos vai dando mais insumos ou orientações, explicações no português escrito até que comece a escrever palavras, depois pequenas frases e texto.
  Lembrem-se para seguir qualquer um dos passos acima sugeridos o professor precisa conhecer seu aluno e lógico saber qual é o grau de conhecimento. Ir aprofundo dentro do limite e das especificidades de cada aluno uma vez que cada um tem seu tempo de aprendizagem.
Fonte: http://portuguessegundalinguaparasurdos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, adoraria saber o que você pensa sobre esta postagem!!!

Infográfico