sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O uso de tecnologia na Educação

Atualmente, a sociedade tem passado por diversar transformações que se refletem na educação e na forma de pensarmos em educação, pois as TIC's estão cada vez mais rápidas e presentes no cotidiano de todos nós. Entretanto, os modelos tradicionais de sala de aula, de docência e de aprendizagem permancem (quase) inalterados: por exemplo, ainda se tem a noção de que quem sabe Português é a pessoa que classifica corretamente as orações subordinadas, ou que saber isso é garantia de que a pessoa sabe português. Ora bolas, quem disse que isso é garantia de algo!!!!! A pessoa pode muito bem ser ótima em colocação pronominal, ou pontuação de advérbios, e não saber se fazer entender num discurso oral ou numa dissertação, ou pode ser daquelas que rebuscam, enfeitam e ajeitam tanto o texto que a gente chega ao final sem nem saber muito bem sobre o que leu mesmo, só sabemos que está "bonito"...
Por isso, acredito que as novas TIC's só serão efetivamente utilizadas num propósito educacional amplo quando, nós, professores, também ampliarmos a nossa percepão de educação como um todo, como o entendimento do todo, como a formação de um cidadão que não saiba identificar o agente da passiva, porém saiba utilizar esta mesma voz passiva de forma a modificar o seu mundo, exprimir as suas ideias e garantir a sua voz.
Além disso, quando falamos em TIC's estamos falando também em cultura e modificação cultural, porém esta autonomia (tão necessária para o uso efetivo de ferramentas digitais, virtuais e visuais) não é nem de longe apresentada e discutida nas escolas. Tudo bem, eu sei que os alunos tem que aprender nas escolas as regras de convivência e a educação no sentido mais latu sensu da palavra; entretanto como aprender autonomia se tudo vem pronto e deve ser aprenas digerido??

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